domingo, 1 de abril de 2012

Quem quer um marido rico????





Já explanava sabiamente o conhecimento humano de Senso Comum - em seu pluralíssimo - adágio popular: "Pai pobre é destino, mas marido pobre é burrice"


O caso abaixo descrito é verídico, acontecera a alguns anos numa revista de grande porte e com repercussão nacional... Prefiro, por tons éticos, preservar a publicação e a identidade dos envolvidos:


Uma moça mandou um e-mail para a revista pedindo dicas para "arrumar um marido rico".

Mensagem da indivídua " - Sou uma garota maravilhosamente linda, de 25 anos. Sou bem articulada e tenho classe. Estou querendo me casar com alguém que ganhe no mínimo meio milhão de dólares por ano. Teria alguma mulher casada com alguém que ganhe isso e que possa me dar umas dicas? Já namorei homens que ganham por volta de 200 a 250mil, mas não consigo passar disso. E 250 mil por ano não vão me fazer morar no Central Park West.


Conheço uma colega (da minha aula de ioga) que casou com um banqueiro e vive em Tribeca (um bairro chique na área central de NY)! E ela não tão bonita quanto eu, nem é inteligente. Então, o que ela fez que eu não fiz? Qual a estratégia correta? Como eu chego ao nível dela? "


Mais inacreditável que o pedido da moça, foi a disposição de um rapaz que, muito inspirado, respondeu à mensagem, de forma muito bem fundamentada.


Resposta do (inspiradíssimo) RAPAZ - " Li sua consulta com grande interesse, pensei cuidadosamente no seu caso e fiz uma análise da situação. Primeiramente; eu ganho mais do que 500 mil por ano. Portanto, não estou tomando o seu tempo à toa... Isto posto, considero os fatos da seguinte forma:Visto da perspectiva de um homem como eu (que tenho os requisitos que você procura) e o que você oferece é simplesmente um péssimo negócio... Eis o porque: deixando as firulas de lado, o que você sugere é uma negociação simples e sem entrelinhas.Você entra com sua beleza física e eu entro com o dinheiro. Mas tem um problema. Com toda certeza, como tempo, a sua beleza vai diminuir e um dia vai acabar, ao contrário do meu dinheiro que, com o tempo, continuará aumentando.


Assim, em termos econômicos, você é um ativo sofrendo depreciação e eu sou um ativo rendendo dividendos. E você não somente sofre depreciação, mas sofre uma depreciação progressiva, ou seja, sempre aumenta. Explicando: Você tem 25 anos hoje e deve continuar linda pelos próximos 5 ou 10 anos, mas sempre um pouco menos a cada ano.


No futuro quando você se comparar a uma foto de hoje, verá que virou um caco. Isto é, hoje você está em "alta" na época ideal de ser vendida, mas não de ser comprada. Usando o linguajar de Wall Street, quem a tiver hoje, deve mantê-la como "trading position" (posição para comercializar) e não como "buy and hold "(compre e retenha), que é para o que você se oferece... Portanto, ainda em termos comerciais, casar (que é um"buy and hold") com você não é um bom negócio a medio/longo prazo! Mas alugá-la, sim! Assim, em termos sociais, um negócio razoável a se cogitar é namorar. Cogitar...Mas...já cogitando, e para certificar-me do quão "articulada, com classe e maravilhosamente linda" seja você, eu, na condição de provável locatário dessa"máquina" quero tão somente o que é de praxe: Fazer um "test drive" antes de fechar o negócio...Podemos marcar??? "


Papai me ensinou uma coisa que carrego comigo até os dias de hoje: "Quem fala o que quer, ouve o que não quer." Se dúvida esse cara foi muito feliz nesta colocação, imagino a caraça da guria ao ler a resposta, relamente é muito engraçado... Mas isso mostra o quão invertidos estão nossos valores nos dia de hoje.


Forte abraço!

2 comentários: